Direito Médico Preventivo
A prevenção no Direito Médico, apesar de pouco propagada, ainda é o “caminho” mais seguro para evitar litígios e condenações.
Medidas e procedimentos que vão desde a recepção à alta do paciente, podem evitar problemas robustos, possibilitar defesas e produção de provas – tão necessários diante de uma demanda, além de gerar segurança ao médico e ao paciente, colaborando para uma relação de confiança entre ambos.
Com o objetivo de apresentar um atendimento adequado, ético e seguro ao médico e seus pacientes, utilizamos 3 ferramentas: ENTENDER – ADEQUAR – INSTRUIR.
Diante da “anamnese” clínica, levantamos um conjunto de ações que podem ser adequadas/inseridas a fim de adequação legal, ética e normativa. Estas ações envolvem treinamentos específicos com a finalidade de ciência e cumprimento consciente de todos os envolvidos.
Alguns serviços específicos relativos ao Direito Médico Preventivo:
Adequações e orientações jurídicas em documentos
Tais como: Prontuário, Prontuário eletrônico e Termo de Consentimento livre e esclarecido.
Auxílio na estruturação de documentos essenciais
Objetivo de: amparar teses defensivas em processos indenizatórios, criminais e ético-profissional.
Treinamentos e palestras
Público: médicos, enfermeiros e colaboradores de Clínicas, Hospitais e Laboratórios com a finalidade de prevenção de danos e cumprimento legal.
Orientações e esclarecimentos de dúvidas legais e éticas disciplinares
Envolvendo: sigilo, publicidade, respostas e procedimentos no atendimento ao paciente.
Elaboração e revisão de contratos
Tipo: prestação de serviços de profissionais médicos.
Intermediação extrajudicial de cobranças
Para o caso de inadimplentes.
Telemedicina
Elaboração de documentos necessários para o atendimento via telemedicina e orientações jurídicas para um teleatendimento seguro para o médico e paciente.